Escola Educativa

Educação & Consciência

  • Fundada em 1992, seu primeiro endereço foi na Vila Moraes. Nos primeiros 5 anos oferecia quatro salas para a Educação Infantil, atendendo crianças dos 2 aos 6 anos.

“Somos uma instituição de ensino que oferece EDUCAÇÃO de qualidade e o desenvolvimento da CONSCIÊNCIA, considerando que o conhecimento, a autonomia e a educação para a vida em comunidade são a essência do trabalho educativo para o pleno exercício da cidadania”

Sandra Regina, diretora fundadora da EDUCATIVA


Quem Somos

     Somos uma instituição de ensino que oferece EDUCAÇÃO de qualidade e o desenvolvimento da CONSCIÊNCIA, considerando que o conhecimento, a autonomia e a educação para a vida em comunidade são a essência do trabalho educativo para o pleno exercício da cidadania. Atendemos todos os segmentos educacionais, crianças a partir de 1 ano e meio até a conclusão do Ensino Médio.
O projeto pedagógico da EDUCATIVA se organiza a partir dos seguintes valores: trabalho em equipe; Respeito a si mesmo e ao outro, baseado em relações positivas com as diferenças; Solidariedade; Responsabilidade; Diálogo; e Conhecimento.
Alguns dos propósitos educacionais que orientam as escolhas curriculares da nossa escola são: o desenvolvimento de habilidades e competências, o aprendizado da cooperação, a resolução de conflitos através do diálogo, o compromisso consigo mesmo e com os outros.
Desde o início, a escola foi organizada a partir de três eixos: crianças, pais e escola. Por isso, um dos diferenciais do nosso trabalho é a parceria entre a escola e a família, unidas na execução do planejamento educacionais voltados à formação de cidadãos. Todos os nossos projetos são pautados no compromisso com a formação de seres humanos com sólido conhecimento acadêmico, aprendizagem de valores, conscientes do respeito à natureza e à pátria e zelo consigo mesmos.
Preparar pessoas para enfrentar os desafios do mundo atual e participar do desenvolvimento físico, intelectual e cognitivo dos nossos estudantes requer o investimento na formação continuada dos professores, coordenadores, direção e de todas as pessoas que colaboram com o trabalho desenvolvido dentro da escola.


História

       A Escola EDUCATIVA foi fundada em 1992 e nosso primeiro endereço foi na Vila Moraes com quatro salas da Educação Infantil atendendo crianças de 2 a 6 anos.
O projeto pedagógico incluía um trabalho inovador com professores especialistas em Artes e Educação Física e participação dos pais nos encerramentos de projetos, como por exemplo, ambientação de um castelo medieval, produção conjunta (pais e filhos) dos presentes de dia dos pais e das mães, produção de máscaras africanas, gincanas esportivas na páscoa, entre outros.
Em 1998 teve início a implantação gradativa das séries do Ensino Fundamental, que se completou em 2004 com a implantação do 9º ano (8ª série na época). A Unidade II, que acolheu as novas turmas, estava localizada também na Vila Moraes, a poucos metros da primeira unidade.
Durante esse processo de crescimento da escola sugiram o desejo e a necessidade de um espaço planejado, com estrutura moderna e que atendesse a todas as demandas do ensino de qualidade oferecido pela escola. Após longo planejamento, muito esforço e dedicação dos fundadores, em 2005 a escola se transferiu para seu novo prédio e completou a implantação de todo o ciclo educacional básico com o início das turmas do Ensino Médio.

Missão e Visão

       As estratégias da nossa escola são orientadas por três pilares: pela razão da nossa existência (Missão), pelo ideal de educação que queremos alcançar (Visão) e pela maneira com que trabalhamos (Valores), pautados pelas premissas que norteiam as nossas atitudes e decisões.


Estrutura

      Por muitos anos planejamos a estrutura física ideal de um prédio que pudesse atender às necessidades dos alunos da EDUCATIVA, professores e colaboradores. Foi uma longa busca pelo terreno certo, que estivesse localizado em uma área tranquila, arborizada e de fácil acesso.
Em 2005 foi realizamos esse projeto audacioso com a construção de um prédio de mais de 1.500m2 em uma área de 7.500m2, planejado a partir do comprometimento com os desafios de seu tempo: zelando pela sustentabilidade e uso consciente dos recursos naturais e baseado na ideia de oferecer aos estudantes e parceiros uma arquitetura moderna e funcional.
Para tanto, projetamos uma estrutura que favorecesse a entrada da luz natural, corredores amplos, curvilíneos e sem obstáculos, salas de aula com vista para o ambiente externo, torneiras com jato inteligente e precisão para canalização da água da chuva, usada em serviços gerais e nos jardins.
O prédio da Escola possui um tronco principal onde estão a secretaria, a administração financeira, a coordenação e a direção. A partir deste núcleo administrativo e pedagógico, desprendem-se dois braços: um que compõe a área voltada à Educação Infantil e outro que compreende os Ensinos Fundamental I e II e o Ensino Médio. Interligando as duas unidades, situa-se o pátio coberto.
Para atender ao projeto pedagógico específico de cada faixa etária a escola disponibiliza: quadra poliesportiva coberta, anfiteatro ao ar livre para apresentações, laboratório, biblioteca, ateliê de artes, parque de areia e parque com jardim e horta.
A nossa estrutura física reflete nossos valores enquanto escola – na promoção de EDUCAÇÃO & CONSCIÊNCIA – e está em consonância com os nossos projetos pedagógicos, proporcionando aos estudantes experiências ricas de aprendizado, convívio e bem-estar. Nas dependências da nossa escola, toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários) se sente acolhida e envolta pela natureza e em contato com ela.

Conheça nossos valores

O projeto pedagógico da EDUCATIVA se organiza a partir dos seguintes valores:

Responsabilidade

Parceria entre a escola e a família, unidas na execução do planejamento educacional voltado à formação de cidadãos

Respeito

A si e ao outro, baseado em relações positivas com as diferenças

Consciência

Desenvolvida a partir do respeito à identidade de cada estudante e do incentivo a autonomia deles

Diálogo

Base de todos os relacionamentos construídos na escola

Solidariedade

É o caminho da educação para a vida em comunidade e convívio saudável

Conhecimento

Desenvolvimento de habilidades e competências que preparem os estudantes a enfrentar os desafios do mundo atual